Procedimentos e tratamentos Tratamento para acne
A acne, também conhecida como cravos e espinhas, é uma doença de pele muito frequente especialmente entre os adolescentes, caracterizando-se pela inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.
Em alguns casos, a acne pode surgir na vida adulta, sendo mais comum em mulheres.
A acne pode se manifestar como:
- Cravos: entupimento da saída dos folículos pilosos com sebo;
- Pápulas: lesões sólidas elevadas, com aparência arredondada, endurecida e avermelhada;
- Pústulas: lesões que contém pus;
- Nódulos e cistos: lesões maiores que as pápulas e pústulas, caracterizadas por processos inflamatórios extensos em camadas mais profundas da pele, podendo causar deformidades permanentes.
Tratamento para acne
O tratamento para acne pode passar por várias fases incluindo os tratamentos tópicos, orais, mudanças de hábitos, reavaliação de medicamentos, suplementos e vitaminas, entre outros.
O seu dermatologista deve realizar uma avaliação clínica e a partir disso indicar o tratamento ideal para o seu caso.
Opções de tratamento para acne:
- Laser (Etherea MX): a tecnologia atua aquecendo a região com acne reduzindo a atividade das glândulas sebáceas, melhorando a inflamação e a aparência da pele.
- Luz Intensa Pulsada: os feixes de luz emitidos pelo aparelho auxiliam no combate da inflamação, otimizando o processo de cicatrização. É utilizado como tratamento complementar às medicações tópicas e sistêmicas.
- Terapia Fotodinâmica (FotoAge): são aplicados cremes/ loções na pele que são ativados na presença de luz, reagindo químicamente com as células dos poros e glândulas sebáceas, auxiliando na redução das acnes.
- Peelings: são utilizados para reduzir as acnes e melhorar a aparência da pele, clareando as manchas e cicatrizes, além de auxiliar a controlar a oleosidade.
- Drug Delivery: técnica em que são aplicados medicamentos ativos que ajudam na redução da inflamação e tratamento da acne.
- Cremes ou loções de uso tópico: derivados da vitamina A e peróxido de benzoila.
- Antibióticos: diminuem a quantidade de bactérias no interior dos folículos e contribuem para a redução da inflamação. São indicados para uso tópico ou oral.
Sempre são recomendados cuidados com a pele para contribuir no tratamento para acne, como:
- Higienização da pele;
- Remoção diária da maquiagem;
- Uso de produtos oil-free ou não comedogênicos;
- Não espremer as lesões para evitar inflamação local e cicatrizes.
Além disso, é possível que o seu dermatologista recomende uma avaliação com outros profissionais como nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e outras especialistas que podem auxiliar no processo de tratamento da acne.
Como tratar as cicatrizes da acne?
1) Luz Intensa Pulsada
A Luz Intensa Pulsada é capaz de atingir cada estrutura da pele através da emissão de feixes de luz que contribuem para a estimulação de novas células e de fibras colágenas e elásticas, rejuvenescendo os tecidos e melhorando a aparência das cicatrizes da acne.
2) Peelings químicos para tratar as cicatrizes da acne
Os peelings químicos renovam as camadas exteriores da pele (epiderme e derme superficial) danificadas pelos processos inflamatórios da acne.
As substâncias químicas utilizadas no tratamento descamam a pele que se regenera com uma aparência melhorada e rejuvenescida, contribuindo também para uma pele mais jovem.
Além disso, os peelings estimulam a produção de colágeno, estruturando a pele com mais firmeza, viço e textura.
3) Drug delivery
O drug delivery no tratamento das cicatrizes de acne é uma técnica que promove a entrega de moléculas terapêuticas nas camadas mais profundas da pele, possibilitando a penetração mais eficaz de medicamentos ativos.
O procedimento contribui para a produção de novas células e fibras de colágeno, melhorando a aparência da pele.
4) Skinbooster
O Skinbooster é um tratamento injetável que tem como objetivo hidratar profundamente a pele com ácido hialurônico e outras vitaminas presentes em sua composição, estimulando a produção de colágeno que proporciona firmeza e sustentação à pele.
O procedimento melhora a aparência da pele e suaviza as cicatrizes de acne. Os resultados são incríveis e bastante naturais, deixando você com uma pele mais saudável, viçosa e com um brilho jovem.
5) Retirada cirúrgica
O dermatologista pode realizar a remoção dos tecidos lesionados à laser, tratando as cicatrizes deprimidas, uniformes ou irregulares.
6) Endymed – microagulhamento robótico
A Endymed é uma tecnologia nova que consiste em um aparelho de radiofrequência que produz ondas eletromagnéticas da radiofrequência que penetram nas camadas profundas da pele aquecendo a derme, apresentando uma ação rápida para a estimulação de novas fibras de colágeno.
O resultado é uma pele mais firme, renovada, viçosa e com melhora da aparência das cicatrizes de acne.
Onde realizar o tratamento para acne em Aracaju?
É muito importante se certificar de realizar o tratamento para acne em uma clínica segura, com um profissional experiente e qualificado para a aplicação do procedimento.
Neste processo, recomenda-se que você:
- Confirme a capacitação do médico (credenciais de RQE e CRM)
- Verifique se o médico(a) é membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia);
- Visite a clínica para certificar-se que possui uma boa estrutura;
- Pesquise por depoimentos de pacientes anteriores.
Gostou da ideia? Na Clínica Paula Barreto você encontra uma equipe qualificada, produtos de qualidade e aparelhos altamente tecnológicos para a realização de tratamentos faciais e corporais.
Prezamos pela sua saúde, beleza e bem-estar. Venha nos conhecer!
Tratamento para acne em Aracaju na Clínica Paula Barreto.
Entre em contato e agende uma avaliação!