Procedimentos e tratamentos Tratamento para melasma
O tratamento para melasma visa clarear as manchas escuras e acastanhadas, especialmente no rosto. Conheça as opções da Clínica Paula Barreto.
O que é o melasma?
O melasma é uma condição da pele caracterizada por manchas marrons ou acastanhadas, causadas por uma disfunção da pigmentação em locais do corpo que sofrem com a exposição solar.
As manchas ocorrem em função da superprodução de melanina, proteína que garante a coloração da pele.
É bastante comum, inofensivo e alguns tratamentos podem ajudar, sendo mais frequente no sexo feminino, em mulheres dos 20 aos 45 anos.
Geralmente, as manchas aparecem na região da testa, bochecha, queixo e nariz, bem como o colo, pescoço e braços.
Contudo, o melasma pode afetar qualquer parte da pele exposta à luz solar. Muitas vezes as pessoas com melasma percebem que as manchas pioram durante os meses de verão.
Tratamento para melasma em Aracaju
O primeiro passo para tratar o melasma é garantir que ele não piore. Faça isso evitando a exposição solar, bronzeamento artificial e luzes de LED da sua televisão, laptop, celular e tablet.
Seu dermatologista deve fazer uma avaliação completa do seu caso para recomendar a suspensão ou não de anticoncepcionais, tratamentos hormonais, maquiagens e certos medicamentos que podem estar piorando o melasma.
Se você se expuser ao sol, certifique-se de usar protetor solar com FPS 30-50 aplicado a cada duas horas, até mesmo em dias nublados, além de um chapéu de abas largas. Esses cuidados podem impedir que o melasma piore.
O segundo caminho é iniciar um tratamento com medicamentos tópicos/orais recomendados por um dermatologista e o uso de filtros solares mais potentes com o FPS e proteção UVA mais altos no rosto e locais do corpo afetados.
Cremes clareadores também são recomendados para ajudar na remoção das manchas do melasma.
O tratamento para melasma também pode ser feito com o auxílio de procedimentos que utilizam tecnologias modernas para o clareamento das manchas, como:
- Microagulhamento (IPCA): É uma técnica que utiliza um roller com microagulhas que facilitam a absorção de medicamentos ativos clareadores (Drug Delivery), regenerando a pele e estimulando a produção de colágeno.
- Lavieen: é um tipo de tratamento com laser que emite feixes de luz que estimulam a renovação dos tecidos, causando um dano controlado nas camadas da pele, que removem a melanina das áreas com hiperpigmentações, clareando as manchas e deixando a pele com tom uniforme.
- FotoAge: é uma terapia fotodinâmica que utiliza máscaras com diodo que liberam uma poderosa energia luminosa através de LEDs que uniformizam o tom da pele e removem a concentração de melanina nas regiões hiperpigmentadas.
- Peelings: são utilizados para melhorar a aparência da pele, clareando as manchas do melasma e uniformizando o tom da pele, além de auxiliar a controlar a oleosidade.
- Drug Delivery: técnica em que são aplicados medicamentos ativos que ajudam no clareamento das manchas e na uniformização do tom da pele.
- Mesoterapia: é um tratamento que faz a infiltração de clareadores na derme das áreas manchadas, acelerando o processo de clareamento do melasma.
Por que as mulheres têm melasma na gravidez?
As mulheres grávidas sofrem com diversas alterações no corpo por causa de todas as mudanças hormonais. Neste período, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona aumentam.
Acredita-se que esses hormônios contribuem para o surgimento ou agravamento das manchas de melasma.
Consultar-se com um dermatologista durante a gravidez pode te ajudar a prevenir esse e outros problemas comuns que podem surgir ao longo dos nove meses.
O melasma pode virar câncer?
O melasma não é cancerígeno, um sinal de câncer ou uma condição de pele que pode se transformar em câncer.
No entanto, existem cânceres de pele que podem apresentar manchas semelhantes ao melasma, portanto, é recomendado consultar seu dermatologista para confirmar o diagnóstico correto.
O melasma é doloroso?
O melasma não provoca nenhum tipo de dor, coceira ou desconforto de qualquer maneira.
Contudo, o câncer de pele pode gerar sintomas que incomodam quando as lesões se agravam, como coceira, ardência, sangramento e dor intensa.
Por isso, se você notar uma manchinha de cor branca, avermelhada ou rosada no corpo que descama, coça, sangra, muda de formato ou tamanho e que não cicatriza, procure imediatamente um dermatologista para investigar a causa.
Como prevenir o melasma?
Uma das formas mais eficientes de prevenir o melasma é usando protetor solar diariamente, até mesmo em dias nublados ou em casa, com reaplicação ao longo do dia.
Se você já tem manchas na pele, o protetor solar comum pode não agir com a mesma intensidade, por isso, nestes casos, indica-se o uso de filtros solares com óxido ferroso (pigmento) para proteção das luzes visíveis.
Usar chapéus com abas grandes, bonés, óculos escuros e sombrinhas podem auxiliar na proteção solar, evitando o surgimento ou agravamento das manchas.
Onde realizar o tratamento para melasma em Aracaju?
É muito importante se certificar de realizar o tratamento para melasma em uma clínica segura, com um profissional experiente e qualificado para a aplicação do procedimento.
Neste processo, recomenda-se que você:
- Confirme a capacitação do médico (credenciais de RQE e CRM)
- Verifique se o médico(a) é membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia);
- Visite a clínica para certificar-se que possui uma boa estrutura;
- Pesquise por depoimentos de pacientes anteriores.
Gostou da ideia? Na Clínica Paula Barreto você encontra uma equipe qualificada, produtos de qualidade e aparelhos altamente tecnológicos para a realização de tratamentos faciais e corporais.
Prezamos pela sua saúde, beleza e bem-estar. Venha nos conhecer!
Tratamento para melasma em Aracaju na Clínica Paula Barreto.
Entre em contato e agende uma avaliação!